Tudo sobre o Dofus Pets (Tutorial Completo)


Dofus Pets é um jogo de celular que tem o estilo Tamagotchi, portanto é necessário ficar cuidando de um animalzinho virtual. O que se tem que fazer no jogo é o alimentar, dar banho, o colocar para dormir e etc. 

O Dofus Pets também tem mini games. 


O Dofus Pets beneficia jogadores que jogam Dofus, Dofus Touch, Wakfu e Krosmaga


Os mascotes e montascotes do Dofus Pets são adquiridos exclusivamente no Dofus, Dofus Touch, Wakfu e Krosmaga apenas jogando esse joguinho de celular.


Para adquirir os mascotes e montascotes, não é necessário investir dinheiro real no jogo, basta  jogar frequentemente o Dofus Pets.   

Caso você jogue um jogo da desenvolvedora Ankama, não é necessário criar uma conta para jogar o Dofus Pets, pois para jogar Dofus Pets você pode usar a mesma conta que utiliza para jogar qualquer outro jogo da desenvolvedora.

Quando você cria uma conta em algum jogo da Ankama, na realidade você cria uma conta diretamente na desenvolvedora Ankama. Portanto com a mesma conta Ankama você pode jogar Dofus, Wakfu, Dofus Touch, Krosmaga, Krosmaster, Dofus Pets e entre outros jogos da Ankama sem ter que ficar tendo que criar uma conta em cada jogo.

Jogar Dofus Pets com sua conta Ankama é o ideal a se fazer porque ao transferir seus mascotes e montascotes do Dofus Pets para o Dofus, Dofus Touch, Wakfu ou Krosmaga, os mascotes e montascotes vão diretamente para o inventário da conta do jogo que você joga. 

Outro motivo que também torna vantajoso jogar com a sua conta Ankama, é que ao transferir os mascotes e montascotes para o Dofus e Dofus Touch, eles ficam linkados temporariamente.


Quando algum item informa que está linkado, quer dizer que o item está bloqueado para trocar durante um período de tempo. 

Os itens nos jogos da Ankama podem ser linkados provisoriamente, que é o caso dos mascotes e montascotes, e podem ser linkados permanentemente.   

No Dofus e no Dofus Touch esses mascotes e montascotes ficam linkados 2 meses.

No Wakfu esses mascotes e montascotes não ficam linkados. 

No Krosmaga não existe troca, portanto os mascotes e montascotes ficam permanentemente na sua conta.

Não tem como adquirir os mascotes e montascotes nos jogos citados apenas abrindo o Dofus Pets. Se você não jogar, o que você pode ganhar é prêmios no próprio Dofus Pets ao marcar o sistema de diário e enviando os mascotes para fazer missões no sistema Jardim de Otomai. 

Você até pode ficar alguns dias sem abrir o jogo, mas deve tomar cuidado para o mascote não morrer. Dessa forma caso precise ficar alguns dias sem jogar, deixe as barras de alimentação e felicidade no máximo e deixe seu mascote dormindo. 



Fazendo isso, seu mascote perde menos vida com o passar do tempo. 

Com as barras felicidade, alimentação e vida no máximo, você pode ficar mais ou menos 48 horas sem jogar que seu mascote não vai morrer.

Caso precise ficar um tempo mais longo sem jogar, utilize o "Fragmento de Frizz".


Esse item congela o seu mascote, portanto seu mascote não morre e as tendências e barras do mascotes ficam exatamente como estavam quando você utilizou esse item.


Ao utilizar esse item, o mascote fica congelado até quando você resolver o descongelar. Para descongelar o mascote, só basta clicar em qualquer lugar da tela e depois confirmar.

Caso não tenha esse item, não compre! Pois esse item pode ser ganho com a roleta!

As moedas do Dofus Pets são Kamas e Gemas. 


As Kamas são moedas que são adquiridas apenas jogando esse jogo. As Gemas são as moedas que podem ser compradas por dinheiro real, mas também é possível as adquirir no próprio jogo.

Para conseguir ganhar gemas, existem 3 formas: jogando os mini games, marcando o diário e utilizando os mascotes no Jardim de Otomai.

Para conseguir adquirir um mascote em um dos 4 jogos, é preciso concluir a criação no Dofus Pets do mascote que você quer, depois juntar 250 gemas e fazer a compra do mascote no próprio Dofus Pets para efetivar a transferência para os jogos.


Para conseguir adquirir um montascote em um dos 4 jogos, é preciso concluir a criação no Dofus Pets de 6 mascotes com tendências diferentes mas que sejam da mesma espécie ...


... ,depois é necessário juntar 500 gemas e fazer a compra do montascote no próprio Dofus Pets para efetivar a transferência para os jogos.



Ao gastar as gemas para liberar a transferência dos mascotes ou montascotes, você pode adquiri-los em todos os 4 jogos, ou seja, se por exemplo você já pagou 500 gemas para liberar um montascote para o enviar para o Wakfu, você não precisa gastar mais nada no Dofus Pets para enviar o mesmo montascote para o Dofus, Dofus Touch e Krosmaga.

Observe a seguir a transferência do montascote Gadrão para os jogos vinculados com o Dofus Pets: 





No Krosmaga os mascotes e montascotes são apenas visuais, logo então os montascotes são pedestais e os mascotes são troféus. 

Até o momento o Gadrão (Bregão) está indisponível para o enviar para o Krosmaga, portanto, os visuais exibidos a seguir são da criação de Tofu.

Montascote no Krosmaga

Mascote no Krosmaga

As plataformas (pedestais) e troféus relacionados ao Dofus Pets que existem até então no Krosmaga são estas:


Botões e Funcionalidades

Observe a imagem a seguir, repare nas marcações numeradas e analise as explicações:


1- Acessa os itens de alimentação. 

2- Acessa os itens de medicamentos e limpeza.

3- Serve para mexer nos equipamentos do mascote.

4- Serve para jogar os mini games.

5- Serve para colocar o mascote para dormir.

6- Serve para mexer no menu com outros botões.


7- Serve para ter acesso aos botões de cuidados do mascote. (Quando se acessa ao jogo, já se começa visualizando esses botões)

8- Serve para ter acesso a um menu com botões de interação com jogo. Os botões são estes: 


Com esses botões pode-se adicionar amigos, ver o ranking do jogo, desafia amigos para x1, visita a criação de outros jogadores, mandar áudios para o jogo e tirar fotos do mascote fazendo carinhas diferentes.

9- Serve para ter acesso a um menu com botões de utilidades. Os botões são estes:


10- Serve para ter acesso ao Almanax.

11- Serve para ter acesso à roleta, ao diário e ao código de presentes.

12- Serve para ter acesso a um menu com 3 botões que estão marcados na próxima imagem como 15, 16 e 17.

13- Serve para acessar o sistema do Jardim de Otomai.

14- Serve para acessar o sistema de incubadores.


15- Serve para o jogador visualizar todos os mascotes que já criou.

16- Serve para ter acesso ao painel de transferência de mascotes e montascotes para o Dofus, Dofus Touch, Wakfu e Krosmaga.

17- Serve para visualizar as conquistas do jogo.

Mini games do Dofus Pets


Todos os mini games têm 10 níveis. Ao conseguir concluir o nível 5 e o nível 10 ganha-se uma ficha para a roleta.


Ao concluir o nível 5, ganham-se 100 kamas e 1 ficha da roleta.
Ao concluir o nível 10, ganham-se 5 gemas e 1 ficha da roleta.



Após concluir o nível 5 ou o nível 10 em algum minigame, se tem que esperar 24 horas para concluir os mesmos níveis no mesmo minigame. Então, caso queira obter muitos prêmios, é recomendado jogar outros mini games.

Ao rodar a roleta utilizando as fichas, ganham-se itens, kamas e gemas no Dofus Pets.


O prêmio mais interessante da roleta é a gema. A quantidade de gema que você pode ganhar é aleatória. 

A menor quantidade de gema que se pode ganhar em um único prêmio é 5, e a maior quantidade de gema que se pode ganhar em um único prêmio é 10.


 Sempre que a roleta não parar em gema, clique nesta opção aqui para a girar novamente:


Fazendo isso, a roleta irá rodar mais uma vez e substituirá o prêmio anterior exibido.

Essa opção faz a roleta girar de novo sem ter gasto de nada no jogo, porém você será obrigado a assistir um anúncio de 15 a 30 segundos. 

Se não tiver conseguido ganhar gema após ter girado novamente a roleta, clique nesta outra opção para girá-la mais uma vez:


Clicando nessa opção, você gastará 2 gemas para fazer a roleta girar novamente, mas vale a pena, porque se a roleta parar em gema, você fica no lucro, já que a quantidade de gemas nesses prêmios da roleta sempre é superior a 2 gemas.

Marcando o Diário

A cada 24 horas aparece o seguinte painel no jogo:



Para marcar o diário, você só precisa abrir o jogo 24 em 24 horas e clicar no ícone de presente.

Ao passar as primeiras 24 horas, ganha-se o prêmio ilustrado como "dia 1" na imagem.
Em 48 horas, ganha-se o prêmio exibido como "dia 2" na imagem.
E assim vai até chegar no "dia 5".

Ao completar 5 dias seguidos marcando o diário, seu prêmio todo dia será referente ao "dia 5".

Note que o "dia 5" é a melhor premiação desse sistema, portanto, marcando diário todo dia você irá ganhar uma ficha e algumas gemas.

Caso você esqueça de marcar o diário no período de 24 horas, o sistema regressará para a premiação do "dia 1". 

Sistema do Jardim de Otomai

Para ter acesso ao painel do Jardim de Otomai é necessário alcançar a maturidade (concluir a criação) de pelo menos um mascote.


Quando se conclui a criação de um mascote no Dofus Pets, automaticamente esse mascote é enviado para o Jardim de Otomai e é necessário escolher outro mascote para cuidar. 


O jardim de Otomai tem duas funções: uma delas é para o jogador saber quais foram todos os mascotes que ele já concluiu a criação, e a outra função é mandar esses mascotes já criados para fazer missões. 

Para enviar um mascote em uma missão é necessário clicar em um destes 4 ícones: 


Escolha sempre a opção de 24 horas, pois quando passa as 24 horas, ganha-se bem mais prêmios do que as outras opções.

As missões dos mascotes são temporárias. Eles são enviados para coletar itens. Quando o tempo da missão termina, quer dizer que eles coletaram algo.

Quando o mascote conclui a missão, ganham-se vários itens no jogo de forma aleatória. Nessas premiações também é possível ganhar gemas.


Para mandar mais de 1 mascote fazer missão é necessário pagar em gemas. 


Não pague isso, pois não vale a pena. Os prêmios não valem o valor cobrado.

Existe um macetinho para você conseguir mandar três mascotes fazer missão sem ter que gastar gemas. 


Para fazer esse macetinho é assim:

Clique normalmente em um mascote para o mandar fazer missão, em seguida você deve clicar rapidamente em outro mascote para o enviar em uma fazer missão, depois você deve clicar rapidamente em um terceiro mascote para o enviar em uma missão também. Mas tem que clicar rápido!  Fazendo isso, você ganhará bem mais prêmios e terá mais chances de obter mais gemas.

As Tendências dos mascotes

No Dofus Pets cada mascote tem 6 tendências.

Partindo do princípio que cada mascote é uma espécie, a tendência então é a raça do mascote.

Espécies: Tofu, Miaw, Boon, Gadrão, ...


Tendências: Comedido, Viscoso, Charmoso, Barrigudo, Bontariano e Brakmariano


Cada tendência leva 20 dias no total para atingir a maturidade. 
(Esses dias são referentes desde a evolução bebê até a evolução maduro de um mascote)

As evoluções e tempo de duração de cada evolução são estes:


Bebê - 2 dias
Criança - 6 dias
Adulto - 8 dias
Maduro - 4 dias

Existem meios de diminuir o tempo de duração de cada evolução. Para fazer isso é necessário utilizar os cogumelos.


Esses cogumelos são comprados na loja do jogo, mas se pode ganhá-los na roleta e no sistema do Jardim de Otomai.

O cogumelo pequeno diminui o tempo de duração de uma evolução em 10%
O cogumelo médio diminui o tempo de duração de uma evolução em 20%
O cogumelo grande diminui o tempo de duração de uma evolução em 30%

O máximo que dá para diminuir do tempo de duração de uma evolução é 30%, ou seja, caso o jogador utilize cogumelos quando a redução do tempo de duração da evolução já estiver em 30%, a porcentagem não aumenta.

Quando a barrinha com a silhueta do mascote encher totalmente, quer dizer que o mascote está pronto para evoluir. Outro indicador disso é que o mascote vai começar a brilhar. 


Para evoluir o mascote é só clicar duas vezes em cima dele.

O mascote sempre evoluirá para a tendência que a porcentagem estiver maior.


Para adquirir um montascote é necessário obter 6 mascotes da mesma espécie.

Esses 6 mascotes tem que ser de tendências diferentes, ou seja, é preciso que se evolua um mesmo mascote 6 vezes, 1 vez para cada uma das tendências.

Adquirindo um mascote comedido, um mascote viscoso, um mascote charmoso, um mascote barrigudo, um mascote bontariano e um mascote brakmariano, desbloqueia-se o montascote da espécie que você escolheu.

Após desbloquear o montascote, é necessário fazer mais uma condição para conseguir enviá-lo para o Dofus, Dofus Touch, Wakfu e Krosmaga. Essa condição é gastar 500 gemas no montascote.


Adquirir um montascote é bem trabalhoso, pois só tem como cuidar de um mascote de cada vez e é necessário jogar no mínimo uns 3 ou 4 meses para conseguir adquiri-lo. 

Tem como reduzir esse tempo para apenas 40 dias, porém é uma forma paga na qual se utiliza incubadores. (A explicação sobre incubadores está em um próximo título desse tutorial)

Não é necessário evoluir certinho todos os mascotes para conseguir desbloquear o montascote. 

Observe que a imagem a seguir:
(Note que está faltando a evolução criança da tendência brakmariano. Ainda assim, o montascote é desbloqueado porque foi atingido a ultima evolução em todas as tendências) 


A única evolução que conta para desbloquear o montascote é a última evolução (fase madura) ao ser enviado para o Jardim de Otomai


Cada tendência tem 3 evoluções (sem contar com a evolução bebê).

A evolução bebê é a que se atinge logo após nomear o mascote.


Ao começar a jogar o Dofus Pets só é possível escolher um destes 3 mascotes:


Para iniciar a criação dos demais mascotes é necessário fazer pelo menos a criação de uma tendência dos mascotes iniciais.

Como colocar um mascote 
em cada uma das tendências

Para escolher a tendência de um mascote é necessário fazer uma série de ações. 

Essas ações são: dar banho, alimentar, jogar minigame e entre outras.

Uma dica fundamental é focar em modificar a tendência do mascote para a maior porcentagem que conseguir quando ele ainda é bebê. Assim mais facilmente o mascote irá para a tendência que você quer.

Após definir a tendência quando o mascote ainda é bebê, nas próximas evoluções é só focar em fazer as mesmas ações para que a tendência que você escolheu seja mantida. Dessa forma você terá mais facilidade para atingir qualquer tendência em qualquer evolução.

A tendência mais fácil de conseguir deixar o seu mascote é o Viscoso, e a mais difícil é o Comedido. 

Analise as seguintes explicações de como adquirir cada uma das tendências:


Para conseguir deixar seu mascote na tendência viscoso de uma forma super fácil, é só deixar o mascote sem cuidados com a limpeza.

Para uma maior facilidade, recomendo focar nessa tendência desde a criação do mascote.


O que você tem que fazer é observar esse medidor de limpeza aqui:


O medidor de limpeza com o ponteiro para cima significa que o mascote está limpo e com o ponteiro para baixo significa que o mascote está sujo.

Logo então para aumentar a tendência viscoso se tem que deixar o ponteiro de limpeza o mais baixo possível.

Sempre que você der comida para o mascote e jogar mini games, o ponteiro do medidor de limpeza vai abaixando. Portanto para focar o seu mascote nessa tendência, recomendo que der várias comidas e jogue mini games. 

O passar do tempo também influência na tendência viscoso. Pois conforme o tempo passa, o ponteiro do medidor de limpeza vai descendo. 

Caso queira focar em ficar dando comida para sujar o mascote, preste atenção no medidor de peso.


Sempre que você dar comida para o mascote, o medidor de peso também vai ficando com o ponteiro para baixo.

O medidor de peso com o ponteiro para baixo tem chances de aumentar a tendência barrigudo, portanto é necessário que coloque o ponteiro do medidor de peso para cima para que o mascote não tenha a mínima chance de aumentar a tendência barrigudo.

Para fazer esse ponteiro descer, jogue mini games ou então use esse elixir aqui:


Esse Elixir faz o ponteiro do medidor de peso ficar totalmente para cima.

O macete para aumentar o mais rápido possível a tendência viscoso, é deixar o medidor de peso com ponteiro para cima e o medidor de limpeza com o ponteiro para baixo. 


Com o mascote assim, não der banho e não limpe as fezes que aparecer, pois assim irá manter o ponteiro de limpeza para baixo. 

Deixando os medidores dessa forma, caso queira não é necessário mais jogar. Só é necessário abrir o jogo ao menos 1 vez por dia para observar se o mascote não está com alguma doença ou com a vitalidade muito baixa. 

Sempre que o mascote estiver doente, utilize os medicamentos. Pois assim evita que o mascote perca vitalidade e posteriormente acabe morrendo. 

Caso queira jogar os mini games, jogue a vontade, mas não dê banho e nem comida para o mascote. Apenas utilize as poções de tirar doenças. Nesse meio tempo é recomendado ir marcando o diário para ganhar itens.

Essa tendência também aumenta bastante simplesmente abandonando o mascote, mas ainda sim é necessário prestar atenção na barra de vitalidade do mascote e utilizar itens para encher a vitalidade, já que essa barra vai cair bastante, então não deixe a barra de vitalidade zerar, pois, caso contrário, o seu mascote irá morrer. Tem como revivê-lo, mas é preciso pagar em gemas, então não vale a pena deixar chegar a esse ponto. 


Essa tendência é uma das mais fáceis de conseguir. É só manter a boa higiene do mascote e limpar as fezes dele. Para atingir essa tendência com facilidade, basta focar em utilizar o melhor sabão sempre que o mascote ficar com uma  "fumacinha verde". 


Essa fumaça verde indica que o mascote está sujo.

Para dar banho no mascote, é necessário utilizar um sabão.

Quanto melhor o sabão, mais enche a porcentagem da tendência charmoso quando o mascote está com a fumaça verde.

Esse é o melhor sabão do jogo:


Sempre que você der banho no seu mascote, o medidor de limpeza irá ficar assim:  


Quando o ponteiro do medidor de limpeza está para cima significa que o mascote está limpo, e quando está para baixo significa que o mascote está sujo.

Toda vez que você jogar um minigame ou dar comida para o mascote, o ponteiro desse medidor vai ficando cada vez mais para baixo. E toda vez que vez que você der banho no mascote, o ponteiro desse medidor vai ficando para cima.

Conforme o medidor de limpeza vai ficando com o ponteiro para baixo, aparece a fumaça verde no mascote. 

Então utilize isso a seu favor, pois para aumentar a tendência charmoso com mais facilidade, você deve focar em deixar o mascote sujo (com a fumaça verde) para posteriormente dar banho. 

Para deixar bem claro, apenas dê banho no mascote quando aparecer a fumaça verde nele! E utilize o melhor sabão.

Caso você der banho no mascote com ele já limpo (sem fumaça verde), aumentará a tendência brakmariano e a barra de felicidade irá diminuir. Fazendo isso com a barra de felicidade vazia, seu mascote perderá 1 ponto de vida.


É altamente recomendado focar nessa tendência desde a criação do mascote.  


O que você tem que fazer é dar comida para o mascote até o medidor de peso ficar no máximo. (O medidor de peso fica no máximo com o ponteiro totalmente para baixo)


Se aparecer na tela o painel de opções conforme você alimentar o mascote, clique em obrigar, pois a intenção é fazer o mascote comer mesmo para que o medidor de peso fique no máximo.


Note que caso apareça esse painel de opções e tenha sido clicado na opção "obrigar". Isso faz a tendência bontariano aumentar.


Caso não tenha aparecido nenhum painel de opções ao dá comida. A tendência vai ficar maior para o comedido. 

Independente da tendência que o seu mascote estiver, o método é o mesmo, logo então, tem que deixar, o medidor de peso no máximo.

Assim que o medidor de peso estiver no máximo, é só colocar o mascote para dormir que automaticamente vai aumentar a tendência barrigudo. 

Conforme o passar do tempo, a tendência que seu mascote estiver vai diminuir e a tendência barrigudo vai aumentar:


Preste atenção! Repare nesse tempo de evolução do mascote para ter uma noção de quantas horas se passaram desde a última vez que você mexeu no mascote. 


Em aproximadamente 2 horas, seu mascote deverá está com a tendência barrigudo mais ou menos assim:


E então é isso, é assim que se aumenta essa tendência com facilidade. 

É necessário que o medidor de peso se mantenha o maior possível.

Mas preste atenção, conforme o passar do tempo o medidor de peso vai diminuindo, então para manter essa tendência, sempre que possível a aumente.

Outra observação importante: Sempre limpe o mascote para evitar que a tendência viscoso aumente muito, mas utilize o sabão mais barato para que não aumente muito a tendência charmoso, o foco aqui é controlar essas duas tendências de forma que não afete a tendência barrigudo.


Então resumindo, tente sempre deixar esse medidor de limpeza com o ponteiro pra cima e o medidor de peso com o ponteiro para baixo. 


Assim a tendência barrigudo irá prevalecer, logo então, é só focar em manter dessa forma até o final da criação. 


Em tese e resumo a tendência bontariano aumenta sempre que são praticadas boas ações com o mascote.

Você deve alimentá-lo quando ele estiver com fome, dar banho quando ele estiver sujo e por ae vai. 

O método para deixar mais facilmente na tendência bontariano, consiste em comprar muita comida e ficar dando para o mascote até aparecer esse painel com 3 opções:

  
Antes de clicar em qualquer uma delas, é necessário que você observe a barra de alimentação do seu mascote. 


Para que seu mascote ganhe tendência bontariano utilizando esse método de comida, é o seguinte, ao dá comida, se a barra de alimentação não estiver completa, é necessário que você clique em obrigar, e se a barra estiver completa, é necessário que você clique em aceitar.

A explicação disso é clara, se seu mascote está com fome você está fazendo uma boa ação quando o alimenta, e se seu mascote não está com fome você está fazendo uma boa ação quando não o alimenta. Por isso que aumenta a tendência bontariano.

Sabendo dessas informações, preste bastante atenção agora no macete para aumentar a tendência bontariano bem rápido. 

O macete está em manipular a opção "negociar".


É o seguinte, primeiro deixe a barra de alimentação completa, depois é preciso que você der comida para o mascote até que apareça o painel de opções e clique em aceitar

Ao clicar em aceitar não gasta comida e já aumenta a tendência bontariano, mas não tem como ficar focando apenas em clicar em aceitar, pois o efeito dos botões aceitar e obrigar influenciando alguma tendência só funciona apenas uma vez

Logo então para o efeito do botão aceitar funcione novamente, é necessário que seu mascote faça outra ação. No caso aqui em questão é necessário que o mascote consuma uma comida para que o efeito do botão aceitar funcione novamente!

Portanto é preciso que você clique em outra opção. É aí que entra a opção Negociar na história.

Toda vez que você clicar em negociar com a barra de alimentação completa e o mascote não consumir comida, o mascote aumentará a tendência bontariano. 

Então o que você tem que fazer é isso, dá comida até aparecer o painel de opções e clicar primeiro em aceitar, e depois dá comida e clicar em negociar quantas vezes forem necessárias até consumir a comida. Sempre que você clicar em negociar e o mascote não consumir comida, vai aumentar a tendência bontariano e quando o mascote consome a comida, aumenta a tendência brakmariano.

Resumidamente o macete para aumentar rapidamente a tendência bontariano é esse. Deve-se ficar repetindo esse processo até aumentar bastante a tendência bontariano.

Para aplicar esse macete, compre a comida mais barata para economizar kamas.



Para aumentar essa tendência, você precisa ser mais severo com o mascote. É necessário o mandar fazer tudo que não seja bom para a educação dele.

O macete para aumentar facilmente essa tendência é utilizando comida. Compre bastante da comida mais barata para economizar kamas. 

Para executar esse macete utilizando comida, primeiro deixe a barra de alimentação completa.


Em seguida fique dando comida até aparecer o painel de opções e sempre clique em obrigar. 

Fazendo isso a tendência brakmariano vai aumentar bem rápido. 

Para executar esse esquema só basta repetir esse processo até a tendência brakmariano ficar bem alta. 

Essa tendência também aumenta facilmente ao dar banho e aparece um painel de opções e você aceita que ele não tome banho quando ele está de fato sujo. Porém foque apenas no macete de ficar dando comida, pois é o mais fácil.


Para conseguir deixar seu mascote na tendência comedido, é necessário que você saiba como fazer as outras 5 tendências.

Para o mascote fique na tendência comedido, todas as tendências obrigatoriamente tem que ter alguma porcentagem. 

Para facilitar a deixar a tendência no comedido, recomendo começar com a tendência barrigudo. Tente deixar a tendência barrigudo aproximadamente em 50%, e em seguida foque na tendência viscoso.

Para fazer isso, utilize o mesmo método ensinado nesse tutorial aqui para deixar a tendência barrigudo, porém ao invés de mexer no mascote após 2 horas para determinar a tendência barrigudo, só mexa no mascote depois de aproximadamente 6 horas. 

Assim como você não teve muito cuidado para determinar a tendência barrigudo, e como também não teve muito cuidado com o mascote, agora o mascote vai ficar aumentando a tendência viscoso sozinho. 

Em aproximadamente 6 horas depois seu mascote vai ficar mais ou menos assim: 


Para ser bem preciso nesse exemplo esperei exatamente 5 horas e 34 minutos. Mas foque em 6 horas para ter uma noção exata de horário. 

Observação sobre as tendências bontariano e brakmariano até esse momento: Nesse exemplo não apareceu o painel de opções quando alimentei o mascote, portanto não aumentou a tendência bontariano assim como expliquei na tendência barrigudo. E ao colocar o mascote para dormir, apareceu o painel de opções, e como eu obriguei ele a dormir, aumentou a tendência brakmariano pois o mascote foi colocado para dormir com a barra de energia completa. 

Independente se seu mascote adquirir tendência bontariano ou brakmarino ao longo desse processo para deixar com a tendência barrigudo, o método continua sendo o mesmo. Pois focando na tendência barrigudo, a que tendência que estiver alta vai abaixar para aumentar a tendência barrigudo.

Após focar nas tendências barrigudo e viscoso, apenas limpe as fezes do mascote para que aumente um pouco a tendência Charmoso.

Quando você limpar as fezes do mascote, a tendência charmoso vai ficar mais ou menos assim:


Preste bastante atenção agora para entender o macete de como deixar a tendência do mascote no comedido.

Quando o seu mascote ficar com 3 ou mais tendência com algum percentual, você sempre tem que focar em aumentar a tendência que estiver menor, fazendo isso vai aumentar o comedido.

Vamos para a prática, no meu caso aqui, o meu mascote estava apenas com a tendência bontariano zerada, então eu tenho a aumentar.

Como já ensinei, o macete de aumentar bontariano facilmente é com comida.


Feito isso, agora a tendência Charmoso passou a ser a menor tendência. então tenho que a aumentar.

O recomendado para aumentar bastante a tendência charmoso é utilizar o melhor sabão, mas no meu caso o melhor sabão que eu tinha na hora era esse:


Caso você tenha receio de utilizar outro sabão para que não modifique muito outras tendências, então der preferencia para utilizar esse mesmo sabão que eu usei.

Feito isso, como pode perceber, a tendência charmoso aumentou e as tendências bontariano e brakmariano agora são as menores.


Portanto tenho que focar em aumentar uma delas. Vou dar preferência para a tendência bontariano.


Feito isso, a tendência brakmariano passou a ser a menor, agora tenho que focar em a aumentar. 


Feito isso, observe como já aumentou consideravelmente o comedido.

O comedido só aumentou porque equilibrei todas as outras 5 tendências. No caso, mexi um pouco em cada uma.

Quando a tendência comedido ficar com alguma porcentagem acima de zero, é necessário ignorar a tendência comedido, e focar em aumentar a menor tendência das outras 5 tendências. 


No caso aqui em questão, a tendência viscoso é a menor das 5. Portanto vou focar em a aumentar.

Como já ensinei, o viscoso se aumenta o deixando sujo e jogando mini games.

O mini game também serve evitar que o mascote fique na tendência barrigudo. Pois cada vez que se joga mini game, o medidor de peso vai ficando com o ponteiro para cima.

Ao clicar para jogar mini game, caso apareça um painel de opções, clique para obrigar a jogar, mas depois balanceie as tendências aumentando sempre a tendência que ficar menor.

Após jogar 5 partidas de mini game com o foco de aumentar a tendência viscoso para na verdade aumentar o comedido, as tendências ficaram assim:


Na realidade quando a tendência comedido já tem porcentagem a cima do zero, e a tendência viscoso é a menor das outras 5 tendências, apenas deixando o tempo passar e não limpar o mascotejá aumenta a tendência comedido.

Após focar em aumentar o comedido, no exemplo aqui, a tendência bontariano passou a ser a menor. Portanto, agora é só a aumentar e pronto. 


Feito isso, a tendência comedido ficou com mais de 50%. 

Depois que o mascote fica com mais de 40% no comedido, alguma outra tendência só ficará maior se você influenciar. Portanto, o comedido não perde mais espaço. É só manter assim até o final da criação.

Com a porcentagem do comedido a cima de 40%, não é necessário mais jogar. Portanto caso quiser, abra o jogo apenas para medicar o mascote caso ele fique doente, para evitar que o mascote perca vitalidade. Aproveite para marcar o diário enquanto aguarda o final da criação.

Resumidamente, para deixar o mascote na tendência comedido, você tem que aumentar um pouco todas as tendências e depois focar sempre em aumentar a tendência que estiver menor.

Incubadores

Os incubadores servem para criar mascotes automaticamente no Dofus Pets, portanto, não é necessário jogar, basta pagar com dinheiro real, escolher o mascote e aguardar 20 dias. 




Após passar esses 20 dias de período de incubação, você terá o mascote na tendência que escolheu. 

Só é possível fazer o jogo criar 3 mascotes ao mesmo tempo. Essa criação pode ser 3 tendências do mesmo mascote.




Para deixar bem claro, o incubador leva 20 dias para criar automaticamente um mascote com a tendência a sua escolha. 

A opção de acesso a interface dos incubadores é essa:


Como os incubadores levam 20 dias para criar as 3 tendências de um mascote e o jogo tem no total 6 tendências de cada mascote, é possível concluir as 6 tendências em 40 dias utilizando os incubadores.

Nesses 40 dias enquanto o jogo cria os mascotes para você, dá para conseguir as 500 gemas facilmente jogando o Dofus Pets. Não é necessário se importar com o mascote que o jogo te obriga cuidar manualmente.

Para ter acesso a esse sistema de incubadores é necessário ter concluído a criação de pelo menos um mascote da forma manual, ou seja, é preciso jogar para alcançar a maturidade de pelo menos um mascote.

Utilizando os incubadores, não é preciso se preocupar em ficar cuidando do mascote, pois o incubador fará tudo para você, portanto, o mascote não morre no incubador.

Para utilizar um incubador e assim adquirir um mascote, gasta-se R$ 9,49 , portanto, para adquirir todas as 6 tendências de um mesmo mascote no Dofus Pets utilizando os incubadores gasta-se R$ 56,94. 

Como já mencionado anteriormente, é necessário adquirir todas as 6 tendências de um mesmo mascote para desbloquear um montascote. Em seguida é preciso gastar 500 gemas para conseguir enviar o montascote para algum jogo. 

Após utilizar os incubadores, só é necessário jogar para adquirir as 250 gemas para enviar o mascote para os jogos ou adquirir as 500 gemas para enviar os montascotes para os jogos. 

É possível comprar as gemas com dinheiro real, porém não vale a pena.


Para pagar os incubadores no Dofus Pets é necessário inserir crédito na conta do Google Play ou App Story para que em seguida consiga efetuar compras no jogo



Dessa forma, para pagar os incubadores é necessário fazer isso.

Para deixar bem claro, quando você tem mascotes na incubadora, ainda assim você tem um mascote para cuidar manualmente. Então no total dá para você obter 4 tendências de um mascote no período de 20 dias (3 mascotes no incubador e 1 mascote manualmente). 

Equipamentos do Dofus Pets

Ao utilizar os equipamentos, aumentam-se mais rápido as tendências conforme executar uma ação. (exemplo de ação: Colocar o mascote para tomar banho.)

O plano de fundo (cenário) não modifica em nada as tendências, só serve para modificar visual.


Quando você compra um equipamento na loja por kamas ou por gemas, o equipamento é level 1. 

Para adquirir o equipamento no level máximo (level 10), é necessário comprar o mesmo equipamento mais 9 vezes na loja. Fazendo isso, o equipamento alcança o level 10. 

Um equipamento de level 10 aumenta ainda mais a porcentagem da tendência desejada do que um equipamento de level 1. 

Caso resolva comprar equipamentos com dinheiro real, geralmente esses equipamentos já são level 10.

Rodando a roleta você também tem chance de ganhar equipamentos. Esses equipamentos são exclusivos da roleta, e não tem como os adquirir de outra forma.

É recomendado fazer conquistas no Dofus Pets, pois isso também dá prêmios no joguinho. Entre esses prêmios você ganha equipamentos level 10.


Método de lucrar vários MKs no Dofus, 
Dofus Touch e Wakfu jogando Dofus Pets

Jogando Dofus Pets é possível ter bastante lucro no Wakfu, Dofus ou Dofus Touch.

O que se tem que fazer é vender os mascotes e montascotes em todas as plataformas (jogos) e converter os lucros para o jogo no qual você joga.  

Os maiores lucros com o Dofus Pets é vendendo os montascotes. 

Lucrar com o Dofus Pets é um método muito vantajoso, porém é necessário esperar deslinkar os mascotes e montascotes no Dofus e Dofus Touch.

Com exceção do Krosmaga pois o jogo não tem troca, caso você não jogue algum dos outros jogos, é possível negociar os mascotes e montascotes com quem jogue. Dessa forma, se você joga apenas Wakfu por exemplo, você pode lucrar no Dofus e no Dofus Touch e depois trocar as kamas nesses jogos por kamas no Wakfu. E é claro, para fazer essas trocas tem que tomar cuidado para não ser enrolado.


Eu, por exemplo, vendi a montaria Tofuror no Dofus por 23 MK, depois a vendi no Dofus Touch por 12 MK e depois a vendi no Wakfu por 5 MK.

O montascote Tofuror desvalorizou no Wakfu porque a Ankama inseriu uma forma de o adquirir no próprio Wakfu, mas todos os outros montascotes estão valorizados.

As kamas do Wakfu valem o mesmo valor das kamas do Dofus (servidor Crocabulia).
As kamas do Dofus Touch valem 3 vezes mais que as kamas do Dofus (servidor Crocabulia).

Fazendo a conversão, lucrei no total 64 MK no Dofus servidor Crocabulia apenas com uma montaria do Dofus Pets.

Para trocar as kamas entre os jogos é recomendado fazer o que eu fiz, que é negociar apenas com pessoas confiáveis. Mas caso queira negociar com qualquer jogador, é mais seguro vender os mascotes e montascotes nos jogos por kamas, vender essas kamas por dinheiro real e com esse dinheiro investir no jogo que você joga.

No Dofus servidor Crocabulia dá para lucrar de 60 a 80 MK com apenas 1 montascote. Esse valor oscila de acordo com o preço que os montascotes estão em todos os jogos. Nos demais servidores de Dofus, no Wakfu e Dofus Touch, essa conta deve ser calculada conforme o valor monetário estimado das kamas em cada servidor.

Utilizando os incubadores dá para lucrar de forma mais rápida. É só investir R$ 56,94 para obter as 6 tendências de um mesmo mascote e assim desbloquear um montascote. Fazendo isso, esse processo leva-se 40 dias. E é claro, é necessário ter 500 gemas para enviar o montascote para algum jogo.

Esse valor R$ 56,94 equivale a aproximadamente 20 MKs no Dofus servidor Crocabulia.

Para quem negocia kamas é mais simples ainda lidar com isso, é só vender kamas e investir o dinheiro no Dofus Pets. 

É possível ter o reembolso completo da quantia investida nos incubadores e lucrar vários MKs no Dofus, Dofus Touch ou Wakfu. Esses lucros são baseados apenas no comércio de montascotes. Comercializar mascotes dar um bom lucro também, porém são valores bem menores.

Ao utilizar esse método investindo dinheiro, além de ter o reembolso completo, dá para lucrar bastante. A estimativa desse lucro no Dofus servidor Crocabulia por exemplo, é de 40 a 60 MKs.

Como jogar Dofus Pets no Computador

Para jogar Dofus Pets no computador é necessário baixar um emulador de celular.

Existe vários emuladores, porém o que recomendo utilizar até por ser bem simples usar é o BlueStacks.

Painel do BlueStacks

Antes de baixar um emulador, por gentileza leia essas informações nesta página: 

Essa página contém pós e contraindicações sobre emuladores, portanto são informações realmente importantes. Todas as informações que você precisa saber sobre emuladores, você irá encontrar nessa página.